• instagram-logo
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Vívian Moreno

Pouco dinheiro sobrando no caixa? Veja como resolver

Você vende o mês inteirinho, paga suas contas certinho, mas...o que sobrou não era o que você esperava (as vezes até fica no negativo). Se isso está acontecendo com você saiba que tem como resolver. Eu listei as 3 causas mais comuns que tenho visto nos meus mais diversos clientes.


Considerar o Faturamento e não o que realmente Recebe


Veja só, o Faturamento são as Vendas que você realiza num determinado mês, e o que Recebe (ou Receitas) é o que cai na conta mesmo. Mas, na maioria dos casos, principalmente lojas online ou físicas, você não recebe o valor de todas essas vendas no mesmo mês. Por quê?


Porque se recebe no cartão ou no boleto, há um prazo para receber, por exemplo no caso do cartão, 30 dias. Outro caso é vender parcelado, no cartão ou no carnê da loja, você vai receber esse valor dividido mês a mês. Um exemplo simples, você vendeu seu produto que custa R$120,00 e vendeu em 12 vezes, você irá a receber R$10,00 pelos seguintes 12 meses, isso se não antecipa, o que nos leva a 2ª causa.


Quando você fizer seu Fluxo de Caixa, coloque sempre as Receitas, e o Faturamento coloque separadamente, só como referência, mas não inclua ele no cálculo.

Custos invisíveis


Esses podem ser 2 tipos custos, os que temos que pagar por que precisamos muito dele, às vezes até com urgência, como as taxas de cartão, de antecipação de recebíveis, etc... e aqueles que pagamos quase que de forma automática, ou que nem sentamos para ver se ainda precisamos pagar essa conta. Por exemplo: contas de telefone, serviços, mensalidades, assinaturas, etc.


Uma boa análise da sua estrutura de custos vai te ajudar a enxergar custos invisíveis que podem estar comendo dinheiro do teu caixa.


Por isso, na seção de Custos e Despesas do seu Fluxo de Caixa, liste toda e cada uma das saídas, mesmo que você ache que é só um detalhe. O resultado pode te surpreender.


Expectativas equivocadas do resultado do negócio


Já conversei com empreendedores que esperavam ganhar um valor x, mas depois de analisar o faturamento, receitas e custos, percebemos que o negócio não tinha condições de gerar esse valor desejado.


E isso gera muita frustração. O que fazer então?


Geralmente a solução vem com quando a estrutura de custos é a mais adequada. Esse tema pode render vários vídeos, mas resumidamente, de duas uma, ou você tem uma estrutura super inchada ou você pode fazer mais com a mesma estrutura, isso se chama escalar o negócio, e essa é a razão mais comum.


Você pode pensar em vender outros produtos/serviços que não precisem aumentar os custos? Você tem espaços vazios na loja que poderiam ser usados para expor mais produtos? Você consegue ser mais eficiente nos processos?

Enfim, tem várias opções.


Quando você listar todas as saídas e receitas no Fluxo de Caixa, você vai ver o percentual que cada saída representa comparado com as Receitas, isso vai te dar uma boa noção de quanto mais pode escalar o seu negócio.


Espero que isso possa te ajudar. Comenta aqui embaixo o que está te dificultando de ter mais dinheiro sobrando no caixa.


Grande abraço!


--

Matías

12 visualizações
IMG_0437_edited.png

Sobre o Autor

Matías Moreno de la Maza

Economista com mais de 12 anos empreendendo, especialista em Finanças, Estratégias, Gestão de empresas e Processos Organizacionais.

Comecei minha vida de empreendedor muito cedo, onde descobri que minha paixão é ensinar e ajudar outros empreendedores a gerir melhor seus negócios e construir uma estrutura para crescer, transmitindo todo o conhecimento valioso que fui adquirindo ao longo da minha carreira.

Você quer melhorar o resultados da sua empresa?

Preencha o formulário e faça um diagnóstico gratuito da Gestão do seu negócio. Depois, vou te enviar as minhas 3 dicas de ouro para ter um negócio que cresce todo ano.

Posts Recentes