• instagram-logo
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Vívian Moreno

Não comece seu negócio sem antes cumprir essa etapa

Não sei em que estágio está o seu negócio, se pensa abrir nos próximos meses ou se ainda está no papel, mas como empreendedores temos tanta vontade de abrir logo o nosso negócio que tendemos a pular uma etapa super importante e que na maioria dos casos não nos toma muito tempo cumpri-la.


Nesse artigo, eu explico qual é essa etapa e as duas perguntas básicas que todo empreendedor deve se fazer antes de dar o start.


Você precisa se fazer duas perguntas para começar bem o seu negócio e garantir que permanecerá muito tempo no mercado.


A primeira pergunta é:


Qual problema meu negócio soluciona?


Às vezes pode ser um pouco complicado responder essa pergunta, porque muitos pensam em negócios que já vêm "prontos" ou que já se provaram ser lucrativos no mercado, portanto parece que a solução ao problema já vem pronta, quando na verdade esses negócios passaram por vários processos até chegar onde estão.


Por isso, você precisa saber qual é SUA solução. Talvez sua solução seja um complemento a um negócio já pronto, uma ponta solta que alguém não está cuidando. Por exemplo, uma padeira que faz pães sem glúten, em vez de fazer o óbvio: vender pães sem glúten, pode buscar hamburguerias e lanchonetes que não oferecem lanches com pão sem glúten. Ela percebe essa brecha, fornece seus pães e soluciona um problema nesses mercados.


Ou talvez, você seja mais visionário e achou uma brecha em negócios mais tradicionais, e está prestes a revolucionar a forma como fazemos certas coisas em nossas vidas.


Enfim, não importa tanto qual é o nível da solução, o importante é que seja um problema comum e que poucos negócios estejam atendendo ou sequer perceberam a brecha.


Uma segunda pergunta é:


Qual é o diferencial do meu negócio?


Grave bem isso ou anote bem grande em algum lugar, não existem dois negócios iguais! Por muito que possam parecer iguais, sempre existe algo que torna um diferente do outro.


Por isso, pense no que você vai oferecer que os outros não oferecem. É claro que você precisa conhecer bem a sua concorrência, para saber o que eles estão deixando passar ou se estão deixando um vazio que você pode preencher e criar oportunidades.


Às vezes, a concorrência simplesmente não consegue atender todos os aspectos de um mercado, e é aí que surgem as oportunidades de negócio.


Nesse sentido também, quanto mais específico seja seu problema, mais fácil será ter um diferencial, porque a concorrência será menor e você terá mais oportunidades de desenvolver seu produto/serviço.


No exemplo da padeira, talvez ela descubra que tem outro fornecedor de pães sem glúten, mas aí ela percebe que ele só consegue entregar nos finais de semana, portanto ela define que o diferencial dela será que ela vai entregar todos os dias da semana.


Antes de finalizar, quero que você lembre de uma coisa, cuidado em começar um negócio que você "acha" que vai dar certo, ou algo que você veja que outros estão fazendo e você quer fazer isso também. Isso é bem comum e uma das principais razões da falência de muitas empresas.


Para empreender não existem achismos! Você precisa ter a certeza de que você está solucionando um problema e que ele oferece algo diferente, que ninguém oferece...e por isso as pessoas estão dispostas a pagar por ele.

Comenta aqui embaixo as tuas dúvidas sobre nicho, diferencial e o andamento do negócio.


Grande abraço!


--

Matías!

7 visualizações
IMG_0437_edited.png

Sobre o Autor

Matías Moreno de la Maza

Economista com mais de 12 anos empreendendo, especialista em Finanças, Estratégias, Gestão de empresas e Processos Organizacionais.

Comecei minha vida de empreendedor muito cedo, onde descobri que minha paixão é ensinar e ajudar outros empreendedores a gerir melhor seus negócios e construir uma estrutura para crescer, transmitindo todo o conhecimento valioso que fui adquirindo ao longo da minha carreira.

Você quer melhorar o resultados da sua empresa?

Preencha o formulário e faça um diagnóstico gratuito da Gestão do seu negócio. Depois, vou te enviar as minhas 3 dicas de ouro para ter um negócio que cresce todo ano.

Posts Recentes